twitter


O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou nesta quinta-feira, 5 de setembro, o Guia do Participante do Enem 2013. O manual apresenta os critérios de correção das redações, explica cada uma das cinco competências avaliadas e faz uma análise da proposta de redação e dos textos que receberam nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio de 2012.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) promete mais rigor no critério de correção das redações do Enem 2013, após problemas e reclamações sobre os textos do ano passado. Agora, redações com inserções indevidas, como os casos da receita de macarrão instantâneo e hino de time de futebol, serão zeradas.
Quando a diferença entre as notas dos corretores for de mais 100 pontos, a redação passará para o terceiro avaliador. Até o ano passado a diferença era a partir de 200 pontos. A expectativa é que mais da metade das redações sejam avaliadas pelo terceiro corretor.
Outra alteração se refere às redações que obtiverem nota máxima, que agora também serão examinadas por uma banca. A banca continua sendo acionada também se o terceiro examinador não conseguir chegar a um consenso com os outros dois.
O número de corretores subiu de 5.600, no ano passado, para 8.400, este ano, e o valor pago para cada correção subiu de R$ 1,90 para R$ 3. Todos os examinadores passaram por uma capacitação de 136h e serão avaliados continuadamente, on-line, durante o processo de correção. Também foi instituída uma comissão de corretores especialistas formada por nove professores doutores.

Cronograma
Daqui algumas semanas os Correios começarão a entregar os Cartões de Confirmação de Inscrição do Enem 2013. O documento informa o local da prova e também poderá ser impresso pela internet, a partir do início de outubro. As provas serão realizadas no final de semana dos dias 26 e 27 de outubro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente.
Os gabaritos oficiais do Enem 2013 serão divulgados até o dia 30 de outubro, enquanto o resultado é esperado para o final de dezembro. Os participantes poderão requerer vista da prova de redação apenas para fins pedagógicos, pois continua proibido entrar com recurso. O MEC deve disponibilizar o espelho das redações em fevereiro de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas e sugestões!