twitter


A partir de 2010, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) passou a ser composto por 180 questões objetivas e uma redação. Outra mudança se refere à estrutura da prova, com questões interdisciplinares. Sendo assim, foram criadas quatro áreas do conhecimento:
Ciências Humanas e suas Tecnologias – Geografia, História, Filosofia e Sociologia.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Biologia, Física e Química.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação – Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Matemática e suas Tecnologias – Matemática.
Portanto, os conteúdos de Geografia integram a área das Ciências Humanas e suas Tecnologias, juntamente com História, Sociologia e Filosofia. São 45 questões que abordam esses temas de forma interdisciplinar, ou seja, exploram aspectos de todas essas disciplinas em um mesmo exercício.
No entanto, alguns conteúdos são específicos de uma determinada disciplina. Nesse sentido, abordaremos os possíveis temas que poderão ser cobrados nos exercícios que exijam um domínio de Geografia. De acordo com o conteúdo programático do Edital, esses temas são:
Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade:

Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado:

Características e transformações das estruturas produtivas:

Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente:
Questões ambientais contemporâneas:

Representação espacial:

Além desses temas já destacados, outros assuntos referentes à Geografia que merecem uma atenção especial são: os conflitos nos países árabes, o terremoto no Japãoorganizações internacionaisBRICáguadesmatamentodesertificação, além dos exercícios com gráficos e tabelas, que exigem uma atenção redobrada dos estudantes.
Bons estudos!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas e sugestões!