twitter



AVISO: O ENEM 2013 EXIGIRÁ O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO, FIQUEM CIENTE QUE QUALQUER ERRO PODE TER A REDAÇÃO COM BAIXA PONTUAÇÃO OU ATÉ MESMO NULA.

Dúvidas? leia abaixo:

Para o Enem 2013,  a dúvida dos estudantes era qual ortografia será válida no Enem 2013? O INEP (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai exigir a nova ortografia? As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação serão elaboradas e deverão ser interpretadas e respondidas seguindo as normas do Acordo? A resposta é sim. 

Este questionamento também está respondido legalmente através do no decreto presidencial 6.583/2008 que instituiu o Acordo Ortográfico oficialmente no Brasil, após aprovação do Senado Federal. Nele se encontra seguinte dispositivo: Parágrafo único.  A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1o de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.
Ou seja, os concurso público previsto, vestibulares, publicações oficiais e as provas do Enem 2013 deverão seguir apenas a ortografia oficial instituída pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

                      Mais sobre o novo acordo ortográfico abaixo:



O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa objetiva unificar e simplificar o uso do português nos países que falam e escrevem a língua. Além do Brasil e Portugal, as mudanças também atingem Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A unificação do português utilizado no Brasil e nas outras sete nações vai garantir maior visibilidade ao idioma, que atualmente é a sétima língua mais falada no mundo, ficando atrás apenas dos idiomas chinês, hindi, inglês, espanhol, bengali e árabe.
Criado em 1990, após a decisão de representantes das oito nações em simplificar a grafia e unificar as regras, o acordo só entrou em vigor em 2009 após a ratificação dos termos da proposta por três países, que só ocorreu em 2006.
As regras do acordo foram estabelecidas pelo o decreto de No. 6583, publicado em 29 de setembro de 2008, que promulgou no Brasil o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
O Acordo é resultado de uma negociação longa entre a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras, que teve início da década 80.
Até dezembro de 2012, os países terão que se ajustar às novas regras. Nesse período, serão consideradas corretas as duas formas ortográficas.


Leia mais: REFORMA ORTOGRAFICA
 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas e sugestões!